Cadastro Positivo

É a solução perfeita para reduzir riscos de inadimplência por se tratar de um cadastro com dados de adimplemento – compromissos assumidos por pessoas físicas e jurídicas, sejam eles pagos ou em andamento. Com o Cadastro Positivo, você consulta soluções que consideram os dados adicionais sobre os seus clientes para te ajudar a tomar as melhores decisões.

O cadastro positivo é um modelo de cadastro financeiro estabelecido pela Lei 12.414/2011. Ela permite que empresas nas quais você solicita crédito vejam como você se comporta no pagamento de suas faturas. Ele é como um currículo financeiro.
Diferente do cadastro negativo, nessa modalidade, a empresa não vê apenas o que você deixou de pagar, mas o conjunto completo. Ou seja, ela vê tanto o que você pagou quanto o que você ainda não pagou.
A partir da análise desses pagamentos, é calculado o seu score de crédito, do qual vamos falar a seguir
O que é score de crédito?
Em inglês, a palavra score significa pontuação. Não no sentido de pontuar frases, mas no de marcar ou fazer pontos.
Nos esportes, score pode significar o placar ou o ato de fazer pontos. Se o local em que o ponto é marcado se chama gol, cesta ou touchdown, não importa, se você diz “score” para alguma coisa, é porque está pontuando.
A lógica é quase igual quando falamos em score de crédito. Toda pessoa com um CPF possui uma pontuação, que vai de 0 a 1000. Caso você entenda como funciona o cadastro positivo e faça parte dele, você marca pontos quando paga suas contas em dia.
Se deixar de pagar em dia ou, então, alguma empresa protestar sua falta de pagamento, seu score será reduzido. Se tiver boa pontuação, as empresas de crédito entendem que as chances de que você pague seus compromissos em dia são altas.
Quanto menos pontos tiver, maior é o risco para essas empresas. Veja abaixo um exemplo de como as empresas encaram seu score.
0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
301 a 700 pontos: médio risco de inadimplência;
701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência.